Vídeos do projeto de ensino Cidade: lugar, memória e paisagem.

Os trabalhos abaixo foram produzidos integralmente por estudantes do curso de Pedagogia da UFSC nos anos de 2017.

Todos os trabalhos aqui expostos foram autorizados pelos/as entrevistados/as.

A atividade de ensino e pesquisa “A cidade: lugar, memória e paisagem”, foi desenvolvida na quinta fase do curso de Pedagogia da UFSC em 2017/1 e 2017/2.

Com esse trabalho temos o reconhecimento do espaço geográfico e do tempo, e o exercício de uma metodologia, o Estudo do Meio. Para o Estudo do Meio a pesquisa em campo é a forma dos estudantes entrarem em contato com a realidade, com a paisagem, transformar o espaço indistinto em lugar a partir de sua percepção. É o momento de procurar compreender a paisagem com o estranhamento, a observação, entendimento interpretação e crítica. E de reconhecer as diversas temporalidades presentes em um lugar, a Cidade. A paisagem historicamente constituída se transforma a cada novo olhar.  Observar esse crescimento, comparar com o histórico da própria Ilha de Santa Catarina, dos serviços, comércio etc., é compreender em parte o que vemos hoje na paisagem. Mas não só dessa cidade, de Florianópolis, mas também de outras cidades, por isso a importância da leitura sobre a cidade, em especial aquela que a literatura infantil traça, com textos que demonstram a espacialidade e a construção histórica das cidades brasileiras.

Curtam os vídeos.

É tempo de rendar. Da pesquisadora Larissa Silveira. Busca dialogar com a arte de fazer renda na Ilha de Santa Catarina, sua continuidade como tradição cultural, sua história, e as memórias de rendeiras e rendeiro (o único homem rendeiro de Florianópolis).

Santo Antônio de Lisboa. De Sara Rodrigues Santos e Yule Vieira Bitencourt. Retratam a história e as paisagens da comunidade de Santo Antônio de Lisboa, na Ilha de Santa Catarina.

Cruz e Souza, Desterro e o Palácio. De Luísa Fernandes, Maria Eduarda Santiago e Vanessa Barcelos, retrata o poeta maior catarinense, Cruz e Souza, sua vida e o Museu que recebe seu nome no centro da capital catarinense.