Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Projetos de Pesquisa (2014 – 2016)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA/BRASIL: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS – 2014 – 2016 (coordenação Aloysio Marthins de Araujo Junior).

Descrever, compreender e analisar a formação sócio-econômica catarinense com a introdução de políticas neoliberais implementadas nos anos 1990 e interpretar como que se dá a formação de professores e o ensino de Geografia, particularmente na Universidade Federal de Santa Catarina.

Projetos de Extensão (2014-2016)

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – 2014. (coordenação professores Orlando Ferretti e Gabriela Alexandre Custódio)

O presente projeto de extensão tem por objetivo principal oferecer e realizar minicursos e oficinas sobre ensino de geografia como formação continuada para professores e professoras da rede pública municipal de educação de Florianópolis, tendo por objetivos específicos: oferecer e realizar minicursos sobre conceitos, temas e conteúdos específicos do ensino de geografia, pautado por debates recentes nessa área temática; oferecer e realizar oficinas sobre metodologias e práticas pedagógicas para o trabalho com o ensino de geografia; contribuir na construção de planejamento de ensino para a geografia nos 4º e 5º anos.

Projetos de Pesquisa (2011 a 2013)

Ensino de Geografia e os Espaços Naturais Protegidos no Estado de Santa Catarina – 2012 — 2013 (coordenação prof. Orlando Ferretti).

O projeto tem por objetivo principal analisar como os docentes do ensino de geografia, das escolas públicas do Estado de Santa Catarina, tratam o tema dos Espaços Naturais Protegidos. Para atingir esse objetivo é necessário pesquisa junto aos professores de geografia (6º ao 9º ano) e pedagogos (1º ao 5º ano) no ensino básico de Santa Catarina em quais conteúdos, discussões e reflexões, e quais metodologias e processos pedagógicos que os mesmos utilizam para tratar do tema espaços naturais protegidos.

Projeto de Pesquisa e Ensino sobre o Estágio Curricular Supervisionado de Licenciatura em Geografia – 2012 – 2013 (coordenação professores Aloysio Marthins de Araujo Junior e Orlando Ferretti)

Este projeto tem por objetivo principal analisar os estágios desenvolvidos no Curso de Licenciatura em Geografia da UFSC, suas práticas e o funcionamento do mesmo, para que se possa, a partir dos resultados da pesquisa, fazer alterações didáticas e pedagógicas junto as disciplinas obrigatórias de estágio. Nesse sentido, desde 2012 estamos analisando os relatos de estágio e discutindo com as turmas das disciplinas de Estágio Supervisionado como elas veem o estágio e sua estrutura. Em 2013 tivemos o primeiro resultado desse trabalho de análise com a mudança do  formato dos estágios e na proposiçao de trabalho final da disciplina de estágio II (que passou a ser um artigo).

Projetos de Extensão (2010 – 2013)

Projeto Material Didático em Geografia – 2010 — 2013 (coordenação prof. Aloysio Marthins de Araújo Júnior).

Tem por objetivo produzir materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados por docentes em início de carreira e por estagiários docentes. A metodologia consiste na pesquisa, seleção e elaboração de material que poderá ser em forma de textos, mapas, maquetes, croquis, videos, sítios em internet entre outros.

Oficinas e Minicursos aos Docentes do Ensino Fundamental para Compreender e Atuar com Ensino e Pesquisa nas Unidades de Conservação no Estado de Santa Catarina – 2012 — 2013 (coordenação prof. Orlando Ferretti).

Este projeto de extensão tem por objetivo principal propor e possibilitar através de oficinas e minicursos de metodologias e práticas de ensino aos docentes do ensino fundamental para compreender e atuar com ensino e pesquisa nas Unidades de Conservação no Estado de Santa Catarina. O presente projeto de extensão está ligado ao projeto de pesquisa: Ensino de Geografia e os Espaços Naturais Protegidos no Estado de Santa Catarina.

Projeto de Extensão (2015-2016)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO PARTICIPATIVA NO DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA. (Coordenação Prof. Orlando Ferretti, com articulação da Associação Coletivo UC da Ilha)

Esse projeto surge de uma parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia – NEPEGeo com a Sala-Verde Chama-Maré coordenada pela Associação Coletivo UC da Ilha. Visa atuar no distrito de Santo Antônio de Lisboa, especificamente em duas escolas e com a sociedade civil organizada aplicando o conceito da educação ambiental crítica. Enfocando conceitos e valoração para as áreas protegidas (Unidades de Conservação – UCs, e em Áreas de Proteção Permanente – APPs) e nos mecanismos de gestão participativa seja na gestão do ambiente bem como de planejamento do território. O projeto almeja o empoderamento comunitário em busca de resolução prática de problemas ambientais do cotidiano.