Artigos Produzidos na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado de Licenciatura em Geografia II, do curso de licenciatura em Geografia da UFSC. Tem como um dos processos de avaliação, a realização de um artigo em que se problematize o estágio, a escola, o ensino de geografia, ou a educação geográfica, ou as teorias do ensino de geografia, etc. Enfim, que possibilite ao aluno um diálogo com as referências bibliográficas e com o contato com a profissão estabelecido pelo estágio. Esse diálogo, em formato de artigo, passou a ser obrigatório no segundo semestre de 2013.

Destacamos que os autores que aceitaram colocar seus trabalhos na página do NEPEGeo, estão de acordo com os termos da LICENÇA COPYLEFT – em que se autoriza a reprodução total ou parcial dos conteúdos publicados, desde que sejam corretamente citados os nomes dos autores e a fonte, e que a mesma não atenda a fins comerciais.

Primeiro Artigo – Turma 2012/1 (foi proposto a título de experiência aos alunos e uma dupla de estágio fez o artigo).

Discutindo o Ensino de Geografia Através da Geografia Crítica:  a partir do Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia  II.  Turma  2ºA/2012 – Colégio de Aplicação, UFSC.

Cristiano da Silva de Carli e Leticia dos Santos. (Artigo Cristiano e Leticia)

Artigos Turma 2013/2

A Importância do Estudo do Meio na Geografia. Estudo de Caso na E.B.M Dilma Lúcia dos Santos, Turma 71,

Florianópolis, Santa Catarina.

Helen Cristina Machado e Natalia Cristina Wiederkehr. ( Artigo_Helen_Natalia).

Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos.

Mayra de Mattos e Vanessa Caroline Machado. (ARTIGO Vanessa e Mayra)

Geografia e a Formação da Cidadania

Bruna Braviano dos Santos de Moraes e Lucas dos Santos.(Artigo Bruna e Lucas)

O Currículo Escolar, A Formação Docente e o Estágio Supervisionado: Um Abismo Entre as Práticas.

Luisa Boemer e Raphael F. Passos. (Artigo Luisa e Raphael).

Desafios do Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões Sobre as Práticas Desenvolvidas no Estágio Obrigatório de Licenciatura em Geografia.

Rodrigo Munhoz e Victor Henrique Calejon Santos (Artigo Rodrigo e Victor)

O Uso dos Recursos Paradidáticos no Ensino de Geografia e sua Relação com a Experiência no Estágio Obrigatório.

Maurício Szarazgat (Artigo Maurício)

Artigos Turma 2014/2

A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES E POSSIBILIDADES.

João Ricardo G. Eller e Tamara de Castro Régis

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS DOCENTES EM FORMAÇÃO

Raquel Francisco Mafra e Ademar Fernandes

A PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR POR PROJETOS

Aurélio_Mariscal_&_ Thiago_Panchiniak

A PESQUISA COMO MÉTODO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES DE TRABALHO

Douglas_Nascimento

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Maíra_Guimaraẽs_&_ Raíza_Peruzzo

OS CONFLITOS REGIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO

CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA II

Jonatan Sernajotto Urbano de Moraes & Mariana Maragno Reinheimer

Artigos Turma 2015/2

GEOGRAFIA, FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS E A ATUAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – UFSC.

Theo Scheibe e Thiago Henrique de Castro Silva

RECONHECENDO-SE COMO PROFESSOR:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSC NO IFSC, CAMPUS SÃO JOSÉ

Diana Marcolino e Karine Beppler Vieira

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO APLICAÇÃO DA UFSC

Geovano Pedro Hoffmann

ESTÁGIO DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA EM UM CURSO TÉCNICO: COMO A GEOGRAFIA INFLUENCIA E PODE AUXILIAR AS ASPIRAÇÕES DOS ESTUDANTES

Bruno Simões Angotti e Maiara Querino

Artigos Turma 2016/1

MUDANÇAS E DESAFIOS CURRICULARES NO ENSINO BÁSICO SOB A INFLUÊNCIA DO “NOVO” ENEM

Marcelo Ângelo Silva Carvalho & Michelle Martins de Oliveira

Artigos Turma 2017/1