CONFERÊNCIAS
CONFERÊNCIA DE ABERTURA – 05/10 – 19h
Auditório do CFH (Bloco B)
BNCC: reflexões e práticas
Hugo Heleno Camilo Costa (UERJ)
Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). É coordenador do Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUS), pesquisador do Grupo Políticas de Currículo e Cultura (PROPED/UERJ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense (NIESBF – UERJ). Atualmente é Coordenador do GT12 – Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED (2021 – 2023). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS). Investiga políticas de currículo com foco no debate sobre conhecimento, subjetividade e cultura. Possui publicações qualificadas no Brasil e no exterior. Atua como docente nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, especificamente nos seguintes campos: Currículo, Educação em Geografia, Didática e Estágio Supervisionado. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de formação continuada com professores em redes municipais e estaduais. Seus trabalhos articulam os temas: Políticas de Currículo, Conhecimento, Ensino de Geografia, Desconstrução, Teoria do Discurso, Integração Curricular, Interdisciplinaridade.
Luciana Vieira (Secretaria de Estado da Educação – SC)
Possui graduação Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996) e Especialização em Educação e Meio Ambiente (UDESC, 1998). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutorado em Ensino de Geografia – UFRGS (2018). É professora efetiva da Escola Básica Dr. Ivo Silveira na rede de ensino municipal de Paulo Lopes/SC e da Escola de Educação Básica Maria Correa Saad da rede estadual no município de Garopaba/SC. Integrante do Grupo de Produção da Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014). Integrante da equipe de SC na Base Nacional Comum Curricular (2018). Redatora de Geografia Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019).
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO – 06/10 – 19h
Auditório do CFH (Bloco B)
GEOGRAFIA DA ESCOLA URBANA E GEOGRAFIA DA ESCOLA RURAL: CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ
Adriana Angelita da Conceição (UFSC)
Possui licenciatura e bacharelado em História realizados na Universidade Federal de Santa Catarina e na mesma instituição defendeu sua dissertação de mestrado, com bolsa do CNPq. Realizou doutorado na Universidade de São Paulo USP, com apoio da FAPESP. Foi investigadora visitante do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, em 2008, e do Seminário Interdisciplinar de Estudios sobre Cultura Escrita da Universidad de Alcalá, em 2010. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História da Cultura Escrita, atua nos seguintes temas: Ensino de História, Consciência Histórica, História da Cultura Escrita, Educação do Campo, Acervos, Preservação de Documentos, Arquivos, Epistolografia. Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas PPGH UFAM, entre 2012 e 2013. Concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, com financiamento da FAPESP em 2015. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no departamento de Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História.
Felipe Silveira de Souza (IFSC)
Possui graduação (2004) e mestrado (2008) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus São José. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaços públicos, áreas verdes, parques urbanos, territorialidades, planejamento, gestão de cidades, ecologia política e educação ambiental. Também trabalhou com projetos de educação popular, especialmente em cursos pré-vestibular para alunos de baixa renda. Atualmente desenvolve projetos interdisciplinares que articulam Educação, Tecnologia e Ambiente. É coordenador de Ensino Médio Integrado junto a Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Ensino do IFSC.