Artigos Produzidos na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado de Licenciatura em Geografia II, do curso de licenciatura em Geografia da UFSC. Tem como um dos processos de avaliação, a realização de um artigo em que se problematize o estágio, a escola, o ensino de geografia, ou a educação geográfica, ou as teorias do ensino de geografia, etc. Enfim, que possibilite ao aluno um diálogo com as referências bibliográficas e com o contato com a profissão estabelecido pelo estágio. Esse diálogo, em formato de artigo, passou a ser obrigatório no segundo semestre de 2013.
Destacamos que os autores que aceitaram colocar seus trabalhos na página do NEPEGeo, estão de acordo com os termos da LICENÇA COPYLEFT – em que se autoriza a reprodução total ou parcial dos conteúdos publicados, desde que sejam corretamente citados os nomes dos autores e a fonte, e que a mesma não atenda a fins comerciais.
Primeiro Artigo – Turma 2012/1 (foi proposto a título de experiência aos alunos e uma dupla de estágio fez o artigo).
Discutindo o Ensino de Geografia Através da Geografia Crítica: a partir do Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia II. Turma 2ºA/2012 – Colégio de Aplicação, UFSC.
Cristiano da Silva de Carli e Leticia dos Santos. (Artigo Cristiano e Leticia)
Artigos Turma 2013/2
A Importância do Estudo do Meio na Geografia. Estudo de Caso na E.B.M Dilma Lúcia dos Santos, Turma 71,
Florianópolis, Santa Catarina.
Helen Cristina Machado e Natalia Cristina Wiederkehr. ( Artigo_Helen_Natalia).
Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos.
Mayra de Mattos e Vanessa Caroline Machado. (ARTIGO Vanessa e Mayra)
Geografia e a Formação da Cidadania
Bruna Braviano dos Santos de Moraes e Lucas dos Santos.(Artigo Bruna e Lucas)
O Currículo Escolar, A Formação Docente e o Estágio Supervisionado: Um Abismo Entre as Práticas.
Luisa Boemer e Raphael F. Passos. (Artigo Luisa e Raphael).
Desafios do Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões Sobre as Práticas Desenvolvidas no Estágio Obrigatório de Licenciatura em Geografia.
Rodrigo Munhoz e Victor Henrique Calejon Santos (Artigo Rodrigo e Victor)O Uso dos Recursos Paradidáticos no Ensino de Geografia e sua Relação com a Experiência no Estágio Obrigatório.
Maurício Szarazgat (Artigo Maurício)
Artigos Turma 2014/2
A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES E POSSIBILIDADES.
João Ricardo G. Eller e Tamara de Castro Régis
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS DOCENTES EM FORMAÇÃO
Raquel Francisco Mafra e Ademar Fernandes
A PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR POR PROJETOS
Aurélio_Mariscal_&_ Thiago_Panchiniak
A PESQUISA COMO MÉTODO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES DE TRABALHO
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maíra_Guimaraẽs_&_ Raíza_Peruzzo
OS CONFLITOS REGIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA II
Jonatan Sernajotto Urbano de Moraes & Mariana Maragno Reinheimer
Artigos Turma 2015/2
GEOGRAFIA, FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS E A ATUAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – UFSC.
Theo Scheibe e Thiago Henrique de Castro Silva
RECONHECENDO-SE COMO PROFESSOR:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSC NO IFSC, CAMPUS SÃO JOSÉ
Diana Marcolino e Karine Beppler Vieira
SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO APLICAÇÃO DA UFSC
ESTÁGIO DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA EM UM CURSO TÉCNICO: COMO A GEOGRAFIA INFLUENCIA E PODE AUXILIAR AS ASPIRAÇÕES DOS ESTUDANTES
Bruno Simões Angotti e Maiara Querino
Artigos Turma 2016/1
MUDANÇAS E DESAFIOS CURRICULARES NO ENSINO BÁSICO SOB A INFLUÊNCIA DO “NOVO” ENEM
Marcelo Ângelo Silva Carvalho & Michelle Martins de Oliveira
Artigos Turma 2017/1
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA – ARTICULADO COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
João Victor Araújo & Priscila Pâmela dos Santos
CARTOGRAFIA SOCIAL COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO
DA CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
Elisabeth Ranck & Renata Bruckmann
Artigos Turma 2017/2
A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DE TRABALHO DE CAMPO E DO USO DOS QUADRINHOS E CHARGES NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Djennifer Zoboli de Almeida e Greici Souza