Como foi a SEMAGeo 2016
O CALIGEO (Centro Acadêmico Livre de Geografia) e o NEPEGEO organizaram em maio (13 a 17) a 37ª SEMAGeo – SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA DA UFSC. A SEMAGEO reuniu aproximadamente 220 pessoas ao longo de uma semana para discutir vários temas.
A SEMAGEO propiciou discussões e intercâmbio de experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em temas de caráter geográfico, junto ao curso de graduação em Geografia da UFSC. Nesse sentido, a 37ª SEMAGeo foi pensada para ser uma semana que pudesse oferecer novamente uma perspectiva de debates mais amplos, a fim de atender a multiplicidade de olhares presentes na Geografia.
No curso de Geografia da UFSC há a necessidade de debater a diversidade presente no(s) território(s), seja essa diversidade cultural, diversidade de gêneros, de ideias, ideologias, de etnias etc.
Visto que a Semana Acadêmica serve para socialização de vários assuntos que vão para além do currículo em vigor, estiveram presentes a interdisciplinaridade a transversalidade como temas geradores. Foram convidados professores das redes básicas de ensino, pesquisadores das áreas de ciências humanas, profissionais geógrafos que atuam em órgãos públicos, ONG’s etc.
A comissão organizadora proporcionou mesas, palestra, minicursos e Espaço de diálogos e Práticas (EDP).
A comissão organizadora foi composta pelos estudantes do Curso de Graduação em Geografia e professores do Departamento de Geociências (GCN/CFH), Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED) e professores do Colégio de Aplicação da UFSC.
Breve resumo das atividades na semana. Todas as atividades aconteceram no CFH, seja no Auditório (mesas de debate e palestra), miniauditório e salas de aula (minicursos e EDPs).
Na Segunda-Feira (13/06) as 9:00h houve a Mesa de Abertura da Semana de Geografia com uma apresentação do histórico e a importância da SEMAGEO na formação inicial e continuada dos Geógrafos. Tendo por debatedores a Profª. Drª Sandra Mendonça (Colégio de Aplicação/UFSC) e Profª. Drª Rosemy Nascimento (GCN/UFSC).
Ao centro a acadêmica de geografia Bárbara Eberhardt, na esquerda a professora Drª Sandra Mendonça
e na direita abrindo a semana a profª Drª Rosemy Nascimento.
A esquerda a acadêmica de geografia Bárbara Eberhardt, no centro
profª Drª Rosemy Nascimento e a direita a professora Drª Sandra Mendonça
Parte do Grupo de coordenação da semana após café de abertura.Da esquerda para direita (de pé) Bárbara, Renata, Mateus, Clara, Bruna, Felipe Terra, e professora Rosemy. Agachados, Fernanda Ravena e prof. Orlando Ferretti.
A noite as 18:30h aconteceu a mesa redonda Desastres naturais ou ambientais, e o que são crimes ambientais? com os debatedores Prof. Dr Daniel Galvão Veronez Parizoto (UFSC), Prof. Me. Murilo da Silva Espíndola (UFSC) e o prof. Dr. Mário Jorge C. Coelho Freitas (português, professor visitante da UDESC).
Na Terça-Feira (14/06) às 9:00h, aconteceu a mesa redonda: Gênero e feminismo nas relações socioespaciais, com as debatedores: acadêmica Amanda Koschinik (História/UFSC), Drº Pedro Rosas Magrini (Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades) e Prof. Dra. Marzely Geoges Farias (Coordenadora do Programa Educação em Direitos Humanos das Mulheres da UDESC/CEAD/LabEduSex).
A tarde às 14:00h Oficinas e Minicursos.
Às 18:30h ocorreu a mesa redonda número 4: Situação política e econômica atual: análise das múltiplas escalas. Debatedores: Prof. Me. Paulo Henrique Schlickmann (doutorando UFSC) e Dr. José Carlos Mendonça.(UFSC).
Mesa com o professor Paulo H. Schlickamnn (ao microfone), e na mesa o acadêmico de Geografia Mateus Voight
com o pesquisador em sociologia Dr. José Carlos Mendonça.
O professor porto alegrense Volmério Severo Coelho, emérito participante dos eventos internacionais, nacionais e regionais da Geografia, esteve presente na SEMAGEO e trouxe uma camisa da 3ª Semageo, de 1983, a primeira organizada pelos estudantes de Geografia (as anteriores foram organizadas pelos professores do Departamento).
Publico da terça-feira a noite na SEMAGEO.
Na Quarta-Feira (15/06) às 9:00h ocorreu a tão esperada Conferência “Modernidade, lógica colonial e a decolonidade no debate ambiental na América Latina” com o Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF). O acadêmico Guilherme Fabrin fez a apresentação e a moderação no debate que se seguiu a conferência.
Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves
Público chegando para a conferência de quarta-feira.
Ainda na quarta-feira às 18:30h, ocorreu a mesa redonda “Discutindo o trabalho do geógrafo no ‘terceiro mundo’, tendo por debatedores: Prof. Me. Santiago Alves de Siqueira, Prof. Dr. Everton da Silva (UFSC), Me. Carine Fürh (FATMA) e o geógrafo Me. Fernando Peres Dias (IBGE).
Prof. Dr. Everton Silva
Geógrafo do IBGE Me. Fernando Peres.
Na Quinta-Feira (16/06) às 9:00h aconteceu a mesa redonda “Avaliação, currículo e campo de atuação profissional em Geografia”. Foram os debatedores a acadêmica Clara Niehues do CALIGEO, Prof. Dr. Orlando Ferretti (MEN/CED/UFSC), Prof. Dr. Carlos José Espíndola (GCN/CFH/UFSC), Prof. Dr. Juares da Silva Thiesen (CED/UFSC).
Mesa de debate sobre Currículo. Da esquerda para a direita: prof. Dr. Carlos Espíndola, prof. Dr. Orlando Ferretti,
acadêmica Clara Niehues e prof. Dr. Juares Thiesen.
Na quinta-feira as 18:30h aconteceu a mesa com o debate “Movimentos sociais: os movimentos negro e indígena – memória e território”. Espaço muito concorrido na Semageo, e com o maior público, lotando o auditório do CFH. Com os Debatedores: Acadêmico Simoniel Patté, Profª. Mestranda Azânia Nogueira e Doutoranda Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild (Coordenadora pedagógica do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica).
Da esquerda para a direita: Acadêmico formado no curso de licenciatura em educação indígena Simoniel Patté, acadêmico de geografia Lauhã Kamayrá, ao centro Doutoranda Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild (Coordenadora pedagógica do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica),
acadêmico Mateus Garcia e a Profª. Mestranda Azânia Nogueira.
Público da mesa redonda de quinta-feira a noite.
Na Sexta-Feira (17/06) iniciou às 9:00h a mesa redonda “Imigrações atuais: um atual que não é de hoje”, tendo por debatedores a Profª Drª. Clarissa Franzoi Dri (Relações Internacionais/UFSC) e o mestrando em relações internacionais Fernando Damazio.
Professora Clarissa Dri a esquerda, no centro o acadêmico Mateus Voigth e a direita Fernando Damazio
Na sexta-feira dia 17, às 18:30h se iniciou a mesa “(I)mobilidade urbana na Grande Florianópolis” com os debatedores: Cid Neto (Geógrafo UFSC, Condutor Ambiental e Cultural Local IFSC, Presidente do Coletivo UC da Ilha), Prof. Werner Kraus (Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC) e Gencen Abelino representante do Movimento Passe Livre – MPL. Esta mesa foi a última atividade da 37ª Semageo e foi muito comentada, em função da temática.
Da esquerda para a direita: Cid Neto, Prof. Werner Kraus (Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC), Clara Niehues, e Gencen Abelino
Finalizando a Semageo, professora Rosemy Nascimento acompanhada de alguns dos membros da coordenação (da esquerda para a direita): Mateus Voigth, Felipe Terra, Guilherme Felisberto, Bárbara, Mateus Garcia, Clara e o prof. Orlando Ferretti.
Minicursos e Espaço de Diálogos e Práticas.
O prof. Paulo Henrique Schlickmann ministrou o minicurso “Geografia Econômica: Por que sempre é possível e necessária uma abordagem transversal?”
O mestrando Geovano Pedro Hoffmann ministrou o minicurso “Introdução ao Qgis”.
O professor Eduardo Martins ministrou o minicurso “Introdução SIG e Qgis”.
A professora Rosemy da Silva Nascimento ministrou o minicurso “Maquetes Geográficas – Visual e Tátil”.
A doutoranda em Geografia Tamara de Castro Régis ministrou o minicurso “Recursos Didáticos Adaptados para a Educação Geográfica Inclusiva: Confecção do Globo Terrestre Tátil”.
A professora Kalina Salaib Springer coordenou o Espaço de Diálogo e Prática “Experiência de Ensino na Educação Básica”)