Vaga para bolsista em projeto com licenciaturas

05/04/2016 09:12

O projeto REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CIÊNCIAS NATURAIS: LEITURAS DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS COMO SUBSÍDIOS DA EDUCAÇÃO, do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES) abre seleção  para bolsista de graduação, preferencialmente, cursando Licenciaturas nas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Geografia, Física ou Química).

O projeto tem como objetivos analisar as avaliações educacionais de larga escala (PISA, ENADE, ENEM, Prova Brasil, entre outros) e explorar seus potenciais como elementos das práticas de ensino em ciências naturais. A equipe do projeto conta com professores, tanto da universidade como de escolas da rede da Grande Florianópolis, além de graduandos e pós-graduandos.

Os integrantes compõem um grupo de estudos e pesquisas que se reúne semanalmente às segundas-feiras à tarde, para discutir (sob a luz dos referenciais teóricos da Análise de Discurso de Linha Francesa, do Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação e da Didática das Ciências) práticas de ensino e pesquisa que nos ajudem a compreender o funcionamento destas avaliações em larga escala nas aulas de ciências, biologia e geografia.

Os bolsistas de graduação selecionados deverão desenvolver atividades de estudo e pesquisa vinculadas ao projeto, integrando um dos subgrupos liderados por um professor da rede, auxiliando e contribuindo para o andamento das práticas de ensino e pesquisas desenvolvidas nas escolas.

Suas funções poderão incluir:

– revisão de bibliografia;

– leitura e discussão de textos;

– seleção e organização de materiais didáticos e bancos de dados;

– construção coletiva de planejamentos de ensino;

– triagem e análise de dados coletados durante as práticas;

– elaboração e desenvolvimento de práticas de ensino, seminários e oficinas;

– elaboração de materiais de divulgação científica (blog, página de internet, vídeos, fôlders, cartilhas, objetos de aprendizagem, artigos, resumos, entre outros)

– desenvolvimento coletivo ou individual (TCC) de pesquisa relacionada ao projeto;

– organização de biblioteca e acervo de materiais paradidáticos;

– elaboração e divulgação de atas e agendas de reuniões.

Os bolsistas deverão ser estudantes regularmente matriculados na UFSC e ter 20 horas disponíveis semanalmente para atuação no projeto, sendo que 4 delas deverão ser nas segundas-feiras, das 14h às 18h. E mais 6 deverão ser fixas ao longo de um semestre e cumpridas nas salas dos grupos de pesquisas participantes.

Os interessados deverão se inscrever no período de 04/04/2016 a 09/04/2016 (encerrando às 23:59), respondendo a todas os campos do formulário online (disponível em http://goo.gl/forms/7gZnMAFpdM). Os candidatos selecionados nesta primeira etapa serão convocados por e-mail para uma entrevista a ser realizada na segunda-feira (11/04) ou terça-feira (12/04) na sala do grupo de pesquisa DICITE (303 bloco B CED). Os horários serão enviados por e-mail para os candidatos selecionados. O resultado final será divulgado por e-mail até o dia 13/04.