Projeto de extensão de formação continuada com a rede municipal de Florianópolis

04/10/2014 19:24

Nesta última quinta-feira e sexta-feria, dias 02 e 03 de outubro, o professor Orlando Ferretti juntamente com a doutoranda Gabriela A. Custódio, ambos coordenadores do Projeto O ENSINO DE GEOGRAFIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (ver projetos do Núcleo) estiveram em campo com os professores da rede pública municipal de Florianópolis, de 4ºs e 5ºs anos, juntamente com estudantes de pedagogia da quinta fase da UFSC (da disciplina de Geografia, Infância e Ensino).

O trabalho faz parte da formação continuada que iniciou em março deste ano e termina em novembro. Participam dessa formação também as professoras doutoras Rosemy Nascimento e Ruth Nogueira, ambas do Departamento de Geociências da UFSC.

No campo pudemos contar na quinta-feira, dia 02/10, com a geógrafa e educadora ambiental Talita Goes, que participou ativamente na apresentação de alguns dos espaços visitados.

Na sexta-feira dia 03/10, a participação foi da professora doutora Rosemy Nascimento, que contribuiu muito com o conhecimento que possui do sul da Ilha, e em especial, da Armação e do Pantâno do Sul.

O trabalho de campo foi organizado pela professora Roberta Schnorr Buehring coordenadora da formação continuada na rede para os dois últimos anos do fundamental I.

O horário dos trabalhos foi das 8:30horas até 16:00horas. O local de saída foi o Centro de Educação Continuada da PMF na Rua Ferreira Lima nº 82 – Centro – Florianópolis – SC (próximo ao Supermercado Hippo). O retorno se deu no mesmo local.

Foram visitados ao todo oito lugares. O roteiro incluiu leste e sul da Ilha de Santa Catarina, com os objetivos de: observar, compreender, descrever e analisar paisagens da Ilha de Santa Catarina, em especial do leste e sul da Ilha; trocar experiências com professores da rede pública municipal de Florianópolis; entender como os conceitos que debatemos em sala podem ser observados na realidade; observar e compreender as relações entre os aspectos físicos da natureza e as modificações e transformações da sociedade.

O tempo contribuiu com muito sol e temperatura bem agradável.

Consideramos que o trabalho de campo é fundamental para a compreensão da realidade. É onde a praxis de fato aparece. No que diz respeito a educação geográfica, é o real que deve embasar o debate teórico, ainda mais quando o trabalho é realizado com professores dos anos iniciais. Por isso, o trabalho de campo auxilia na compreensão das realidades dos lugares, e nas comparações com a realidade do estudante acadêmico. Ao observar em campo, e dialogar sobre o que está observando o estudante começa a conciliar e entender melhor os conceitos lidos e debatidos.

DSCN0108Foto: Participantes do trabalho de campo na quinta-feira dia 02/10. Autor: Orlando Ferretti.

explorando_mapaFoto: Prof. Orlando Ferretti apresentando aspectos da ocupação e transformação da bacia da Lagoa da Conceição, juntamente com a doutoranda Gabriela. Autora: Roberta Schnorr Buehring.

DSCN0114Foto: A mestranda em geografia Talita Góes explicando as questões físicas do ambiente do Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. Autor: Orlando Ferretti.

DSCN0128Foto: Talita tratando de responder questões sobre o Parque Municipal da Lagoa do Peri. Autor: Orlando Ferretti

DSCN0140Foto: Atividades do segundo dia de campo, dia 03/10, com professora doutora Rosemy Nascimento falando aos professores e estudantes sobre a poluição da Lagoa da Conceição. Autor: Orlando Ferretti.

explorando_mapa_dia03Foto: Apresentando a formação geológica e geomorfológica da Ilha, a partir do mirante da Lagoa da Conceição. Autora:  Roberta Schnorr Buehring.

professores_academicos_03out.Foto: Grupo de professores e estudantes presentes no trabalho de campo na sexta-feira dia 03/10. Local Mirante no Morro das Pedras.

explorando_dunasFoto: Grupo de professores e estudantes ouvindo prof. Orlando Ferretti retratar o ambiente do Parque das Dunas da Lagoa da Conceição. Autora: Rosemy Nascimento.

explorando_bussolaFoto: Professores dos quintos anos, explorando o uso da bússola em campo. Foto: Rosemy Nascimento.